domingo, 17 de maio de 2009

Considerações sobre o amor

Recentemente me encontrei com uma amiga que está de viagem marcada para a Austrália e conversamos muito sobre suas motivações para esta viagem que não estava nos planos.

O fato é que ela conheceu uma pessoa e eles começaram a se envolver em um período que esta pessoa estava se preparando para morar lá, tentar a vida lá e esquecer um amor. Essas coisas acontecem. De repente se o cara tivesse agüentado mais um pouco nem precisaria sair do Brasil pra esquecer a ex. Mas minha amiga caiu de pára-quedas nessa história e no calor da paixão, ela ta de malas prontas. Eles só ficaram juntos aqui por 4 meses, mais 8 meses que ele está lá persuadindo-a a ir também.

Então comecei a questioná-la sobre suas reais motivações, não que eu queira jogar areia no romance conto de fadas dela, eu acredito no amor, porém em um amor real, não nessa idéia que vendem pra gente através da indústria cinematográfica.

Não condeno o fato de ela largar tudo aqui pra viver seu grande amor, desde que seja de fato amor, ou desde que ela esteja consciente de todas as conseqüências que sua decisão acarretará. Ela não estará só mudando de país, mas de estado civil, pois ela ta saindo daqui solteira e vai chegar lá casada! Vai morar com ele...ai meu Deus do céu!!!!!!!!! Eu como amiga fico com o coração na mão, porque e se ela sofrer, quem vai estar lá pra segurar a bronca, pra aconselhar, chorar junto, fazer rir pra disfarçar a preocupação?

E eu dizia: “É a sua vida, é o que vc tem de mais precioso, é algo que é todo seu e vc tá escolhendo dividir seu bem mais precioso com alguém por uma vida inteira. E este dividir não tem nada a ver com compartilhar momentos, dívidas, conta bancária, a mesma casa etc. É bem mais profundo, é algo que alcança a alma, onde estão concentradas suas vontades.”

E ela respondia: “ Calma amiga, se não der certo a gente separa e pronto!”

SIMPLES ASSIM! ? !?! !?! !?! ?! ?! ?! ?

(Acho que eu sou de outro planeta por acreditar que casamento tem que ser pra sempre).

E eu continuava: “Mas não é simples assim! Me preocupo se vc ta preparada para as feridas que uma separação pode causar. Você realmente ama esse cara?”

Ela convicta: ”Claro!”

Ok, vou reformular a pergunta: “Vc ta disposta a considerar as experiências, opiniões e vontades do outro com o mesmo grau de importância que as suas próprias experiências, opiniões e vontades, sem menosprezá-las como a maioria das pessoas faz? E tem até quem considere, porém com um peso diferente, mas eu to falando de colocar no mesmo patamar. Eu não to falando de colocar na balança, to falando de expor na bandeja tudo junto sem distinção.”

E ela já impaciente:” Mas vc acha que eu devo anular minha vontade?”

Eu respirando fundo: ”Não to falando isso amiga, não é desconsiderar a sua vontade ou opinião, mas ponderar levando em consideração a dele antes de decidir algo, seja algo simples do dia-a-dia ou algo mais complexo e decisivo para a sua vida ou a dele.”

Ela arregalou os olhos e disse: SIMMMMM

E eu aliviada, ufa! “LEGAL, então deixa eu dar um exemplo simples pra me certificar de que vc realmente entendeu o que eu quis dizer. Vc quer tomar um café puro e antes de pedir ele opina dizendo que vc deveria pedir com leite, qual a sua reação? Pára e pensa ou finge que nem ouve o que ele sugeriu, mas decide pelo café puro porque a sua opinião vale mais que a dele. Ou baseada na experiência de vida dele que é diferente da sua vc tenta detectar por qual motivo ele iria sugerir que vc tomasse seu café com leite e não puro. Então vc poderia chegar à conclusão de que ele é meio inseguro e gosta de ter sempre o controle da situação, por isso tenta sempre fazer prevalecer a vontade dele em qualquer situação. É claro que sendo assim vc vai manter sua opinião, sendo amável e não entrando em disputa porque isso só faria crescer nele esse sentimento de insegurança. Ou ainda baseada na experiência de vida dele vc se lembraria que ele tem problema de estômago e passa mal se tomar café puro e como quer dividir o café com vc arrumou um jeito de testar se vc realmente presta atenção nele (acredite ou não as pessoas nos testam nas pequenas coisas) e vc como é muito sagaz e realmente presta atenção nele, vai escolher com leite dessa vez pra ele se sentir importante (a gente faz essas coisas por amor também) e de uma outra vez vc compra com leite pra ele e puro pra vc (saber abrir mão no momento certo é fundamental para o sucesso de qualquer relacionamento).

No fim não importa muito se vc quis com ou sem leite, mas importa muito se vc considerou que existe alguém ao seu lado que merece ter suas opiniões, vontades e experiências de vida levadas em conta e mesmo que não mereça é isso que ela anseia senão não teria escolhido dividir sua vida com alguém.”

Sendo assim ela disse: Acho que não to preparada, mas as passagens estão compradas e eu não esqueceria das suas palavras nos momentos decisivos.

Vai com Deus amiga!!!!!!!

14 comentários:

Wagner Kaiowas disse...

Hein?!
Pra entender o ultimo post, vc deve ler o anterior.
No mais, tenha uma ótima semana.
Beijão, fica bem...

Silvia Masc disse...

Creio que você cumpriu o papel de amiga, mas talvez seja necessário ela passar por essa experiência, seja agradável ou não, para passar a fazer boas ou melhores escolhas. Desejo que seja uma ótima experiência, e à vc eu diria, fica com Deus moça.

beijinho

Anônimo disse...

adorei teu blog!
parabéns pelo talento!
vou voltar aqui mais vezes! beijos meus!

Francisco disse...

Talvez, vivendo uma outra situação, longe daqui, tanto ela como ele tenham uma vida em comum bem legal.
Se é que se amam de verdade!
Um beijão.

Tangerina disse...

Eu já deixei de viver a minha vida pra viver a vida de alguém, e tenho dito: a gente não vivia junto. eu vivia com ele.
Era mais mãe-amiga-namorada, do que namorada-amiga-mãe. ACABOU.
=)

Não faço mais essas coisas. A GENTE PRECISA MESMO QUEBRAR A CARA PRIMEIRO. Certas coisas são INEVITÁVEIS.

E eu tenho certeza de que ela não vai esquecer das suas palavras.

Beijo grande.
P.S.: No primeiro momento do blog dei esse nome, depois deixei ELA, AQUARIANA, agora voltei. =)

Sr. Despedaça Corações disse...

Sua amiga está saltando no abismo.
Sem pára-quedas.

Vivendo a vertigem.

Que delicioso seria o mundo se todos fossem como ela.

Jônathas Ayres disse...

Você não pode estar falando sério! Hahahahah Valentina, essa sua amiga é completamente louca! Hahahahaha

Eu já me propuz (embora não tivesse condições para isso) a ir para um país (continente) longe de casa (e não vou dizer num único comentário o que já descrevi em muitos posts), para viver num outro mundo, com pessoas que eu aprenderia a conhecer (nunca pensei nisso, mas não nego a possibilidade) amar, coniver... Enfim... Nada de muito seguro, com toda a certeza... Mas chegar tão longe, para se casar com uma pessoa que mal se conhece, dizendo que, se der errado, separa e volta pra casa, faça'vor... Uma dessas, acho que nem com a Carochinha! Hahahaha

Eu tô e muito antiquado, pra esse mundo... Eu não aceito que o matrimônio esteja valendo tão pouco, hoje em dia... Vou pro céu que eu ganho mais! Hahahahah

Beijos!

ana. disse...

Você está coberta de razão em acreditar que casamento é pra sempre. Infelizmente eu não acredito que pessoas que casam considerando a possibilidade de separação normal, saibam de fato o que é um casamento.

Jocemi Oliveira [Jo*] disse...

'Têm MEME pra vocÊ...

passa lá...

beijos ;)

Fabricante de Sonhos disse...

Olá!

Amei o post!
Como uma boa amiga vc falou o que ela precisava ouvir... Mas ela tem que caminhar com as próprias pernas, não é?! passar por tudo que tiver que passar e ver, sentir a reação, vivenciar isso... Se arriscar!

Tá lindo isso aqui e muito bem escrito!!!

Beijo meu, viu?

Fabricante

Anônimo disse...

Oi, moça! O bom é saber que, acontecendo o que tiver de acontecer, você vai estar ao lado da sua amiga. Isso é o que tem de maior valor na vida.
Bjo!

disse...

Como o amor confunde a cabeça das pessoas né? Sinto que estou sendo vitima de novo... é só voce dar uma lida no meu post q vc vai entender! hehehe
acho que temos que nos jogar de cabeça, mas mantendo um pezinho no chão! nem sei o que pensar viu!
;S

beeijo !

Nina disse...

uma graça o seu blog *--*

(sobre o comentário que você deixou em minha frase da semana) eu também não me entendo com o tempo...às vezes chego a pensar que ele é complexo demais para uma simples mente humana, como a minha

=* até mais!

Fabricante de Sonhos disse...

Olá!
Passei para conferir se tinha post novo!
Vê se não some hein!

Um beijo e uma semana iluminada!

Fabricante...